-
Arquitetos: k20 Architecture
- Área: 1295 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Peter Bennetts
Descrição enviada pela equipe de projeto. Do Arquiteto: O projeto trata-se de um Centro Cívico e Administrativo tecnológico e sustentável localizado na zona rural de Nhill, Victoria. O edifício inspira-se na identidade da cidade como um centro de produção de trigo com silos de armazenamento de aço e galpões agrícolas que pontilham a paisagem.
O projeto reutiliza o edifício existente de 1960 e encapsula o mesmo dentro de um novo volume contemporâneo construído. A forma do novo centro e a paleta contida de materiais com madeira, aço e vidro referem-se sutilmente ao contexto agrícola local; utilizando a habilidade local do metal dobrado inerente aos silos nos acabamentos exteriores em aço e zinco.
Intenção Projetual: O projeto é o desenvolvimento do Novo Centro Cívico e de Escritórios do Condado de Hindmarsh, acomodando 70 funcionários com capacidade de expansão para até 100. O edifício oferece um nível de conforto ambiental e acabamento que permite aos funcionários trabalhar em um clima de profissionalismo comparado ao de uma capital. Além disso, incorpora instalações de uso comunitários, espaços multi-funcionais, câmara municipal, departamento de estradas e salas de reuniões e entrevistas.
Iniciativas de Eficiência Energática: No cerne da intenção do projeto do edifício, o escritório k20 Architecture utilizou uma série de inovações para entregar um resultado que não só minimizasse a energia incorporada e as cargas energéticas na edificação, mas que também reduzisse as emissões de carbono para a vida útil do projeto, fornecendo um ambiente interno aprimorado para seus habitantes.
Dois elementos centrais para o sucesso do sistema são uma estrutura de madeira laminada colada projetada para o local e um sistema inovador de ventilação que combina um sistema tradicional de pisos radiantes com uma câmara térmica sob medida e um sistema de tubos para troca de calor.
O processo inicia-se no exterior, onde o ar fresco é arrastado para uma série de tubos térmicos subterrâneos de PVC. Este ar, em seguida, viaja através dos tubos e recebe tratamento térmico natural, aquecendo ou resfriando o ar antes de entrar no sistema de piso radiante do edifício, para outros tratamentos. Uma vez que o ar atinge o sistema de pisos radiantes, ele flui através de vários difusores isolados de deslocamentos, sendo então distribuído aos ambientes através de grades ajustáveis no piso.
O sistema de deslocamento de ar utilizado para o projeto é apenas uma das muitas medidas de sustentabilidade adotadas, utilizando o sistema de classificação Green Star para subsidiar o projeto. O edifício também incorpora sistemas de iluminação LED; 72 painéis solares; reciclagem de mais de 80% dos materiais do edifício existente; uma estrutura primária de vigas de madeira laminada colada de fontes sustentáveis; concentração dos sistemas mecânicos; projeto de aquecimento solar passivo; princípios de ventilação cruzada e sistema de iluminação com detecção de movimento.